05 Estratégias de Inteligência Emocional para Adversidades da Profissão

Um fator super importante para o sucesso do profissional freelancer é o de saber lidar com as suas emoções! Nossa profissão mais do que qualquer outra está sujeita a um número maior de riscos. Há sempre a chance de não recebermos no dia, de não renovarmos o contrato, de não conseguirmos aquele job! E para todos os problemas que temos que lidar, nada melhor do que um equilíbrio que só a Inteligência Emocional é capaz de nos proporcionar.

Por essas e outras a Cubo separou 05 estratégias importantes para você aprender a lidar ainda melhor com as adversidades do dia a dia, adquirindo maior Inteligência Emocional. Confira:

01-  Tudo começa quando você escolhe a carreira errada de Freelancer.

Você dificilmente contará com algum apoio ao tomar essa audaciosa decisão. Mas nessas horas, não hesite em olhar para dentro de você e para os seus valores. Medir a importância de algo para ninguém além de você mesmo contribui para o seu autoconhecimento. E a importância desse fator é simples: Você se conhece melhor do que ninguém e, portanto, sabe (lá no fundo) se a decisão a ser tomada é a decisão certa.

02- Fazer e Refazer, como lidar com este ciclo tão temido?

Convenhamos que as refações fazem parte da nossa vida, do nosso trabalho e história, mas ao invés de se irritar com o cliente e com a situação, que tal pensar no quanto aquele job representa pra você? Até porque é muito mais fácil lidarmos com um conflito ou outro do que com uma nova prospecção de clientes. Para isso, busque mostrar seus motivos que fizeram com que você seguisse o caminho que seguiu. Busque usar expressões para a corrigir conflitos! Se o outro entende que você não o culpa pelo problema, as chances de reconciliação aumentam.

03- Tem concorrente atrás de cliente seu? Normal.

Mas nessas horas de ódio mortal  busque apelar para o saudoso clichê do: “Conte até 10”. Se preciso, e vai ser preciso, conte até 812903812! Mas evite uma resposta imediata, um e-mail desesperado ou qualquer outro tipo de situação que possa se tornar constrangedora. Isso porque, atrasar a sua reação emocional é uma estratégia que evita desgastes desnecessários. Conte até 1.000, planeje sua reviravolta, durma com isso! Não faça nada sem pensar, um plano poderá levar você ainda mais longe.

04- Errou?

Alguém aqui gosta de errar? Eu que não. Mas uma coisa precisamos esclarecer aqui, todos estamos sujeitos ao erro, afinal ninguém nasceu sabendo. Portanto mesmo não gostando, evitando e buscando de todas as formar colecionarmos apenas acertos, nós precisamos lidar com isso! Você sabia que a forma mais inteligente de entender uma crítica é  a de encará-la como uma gentileza? Assim, como se fosse uma homenagem prestada ao seu crescimento profissional! Em vez de vergonha ou raiva, a sensação após um “puxão de orelha” deve ser o de gratidão. Lindo né?

05- Para todos os outros tipos de adversidades que você venha a enfrentar: Resiliência é a palavra de ordem!

Entenda que por pior que for o problema, ele vai passar! A consciência de que os vínculos e os conflitos são passageiros aumenta ainda mais a sua resiliência. Dessa forma, você aguenta muito melhor o impacto dos problemas, de qualquer problema.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você! Continue de olho na gente, que em breve postaremos ainda mais conteúdo. 😉

TEMPLATE----CUBOF3-IE

Anúncios

Um comentário sobre “05 Estratégias de Inteligência Emocional para Adversidades da Profissão

  1. […] O Cubo F3 é uma agência freelancer aqui de Blumenau que tive o prazer de conhecer em um workshop facilitado pelos profissionais envolvidos, e tem uma proposta muito bacana de conectar pessoas das áreas criativas, promover jobs, informar e claro, trocar experiências sobre esse modelo de trabalho relativamente novo. Em um post do blog da Cubo, encontrei 5 Estratégias de Inteligência Emocional para lidar com as adversidades da profissão. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s